rosas

tipos de rosas

Tipos de Rosas

Considerada a rainha das flores. Recebeu o titulo da poetisa Safo, 600 anos a.C., quando já era apreciada pela beleza e sutil fragrância.
A maioria das espécies são nativas da Ásia e em números menores da Europa, América do Norte e Noroeste da África. Através de hibridagem, hoje existem mais de 100 espécies e milhares de cultivares. Apresenta inúmeros híbridos e variedades, algumas de difícil classificação.
As rosas híbridas são maiores, mais coloridas, mais perfumadas, resistentes a pragas e doenças, adaptadas a diferentes climas e condições de cultivo.
Folhas simples, em cores que vão do verde-médio ao verde-escuro, serreadas nas bordas, que nascem de lados alternados dos ramos, em geral espinhentos.
Flores regulares e bissexuais (orgãos femininos e masculinos na mesma flor), podem ser ou não perfumadas, de cores variadas: branco, amarelo, laranja, rosa, vermelho, lilás, em muitas tonalidades. O tamanho da rosa varia de 0,3-0,20 cm de diâmetro, dependendo da variedade.
Tipos de Rosas
Essas experiências genéticas realizadas ao longo do tempo permitiram que se alcançassem variedades com diversas pétalas e podem ser:
.
Tipos de Rosas
.
Todas as rosas são arbustivas, mas para facilitar a identificação, as Rosas foram divididas em grupos:
.

Miniaturas – Flores pequenas, de cores variadas, são cultivadas normalmente em canteiros e vasos, seu porte não ultrapassa 70 cm. 
.

tipos-de-rosas
.
Rasteiras – Flores pequenas e aparecem em cachos. São cultivadas geralmente em jardins como forração, formando um tapete de flores. 
.

tipos-de-rosas
.
Híbridas-de-chá – Flores grandes, perfumadas e apresentam hastes longas, de onde surgem flores solitárias. São muito cultivadas em jardins, porém sua maior utilização é como flor de corte. 
.

.
Sempre-floridas – Flores menores do que as híbridas de chá, surgem em cachos, possui crescimento vigoroso e abundante. Muito cultivadas em jardins. São divididas em poliantas e floribundas. 
.

tipos-de-rosas
.
Arbustiva – Flores grandes. São usadas na formação de maciços, cerca-vivas e como revestimento de muros. Com altura de até 2 metros. 
.

tipos-de-rosas
.
Silvestres – Flores brancas, perfumadas e geralmente de curta duração. São cultivadas geralmente em jardins e chegam a 5 metros de altura. 
.

tipos-de-rosas
.
Trepadeiras – Flores grandes ou pequenas. São usadas para revestir pérgulas, pilares ou paredes e chegam a 6 metros de altura.
.

.
O simbolismo das rosas:

.
Tipos de Rosas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lirio

tulipas